0
Calçados Passo a Passo

Como Limpar A Sua Bota de Couro

E aí pessoal!

Hoje eu vou mostrar para vocês como eu limpo as minhas botas.

Cuidar das suas botas é o que você faz para manter elas em bom estado, mesmo depois de muito velhas. Não é para quem compra muitas botas ruins e joga elas fora quando começam a ficar velhas. Esse guia é para quem aprecia a longevidade das coisas.

É um processo rápido, tem várias maneiras de fazer, mas esse é meu jeito. Vamos lá!

O Que Você Precisa Para Limpar A Sua Bota

– Três escovas, uma camiseta velha, e uma flanela.

escovas para limpar a sua bota de couro

Uma escova você vai usar para tirar a poeira da sua bota. A outra, vai usar para passar o hidratante na bota. A camiseta velha vai usar para aplicar o creme/cera de polir e a última escova, ou a flanela, vai ser usada para polir a bota.

Onde Comprar:

Pacco Calçados – Escova grande para limpar/lustrar

Loja Novax – Escova grande para limpar/lustrar

Loja Novax – Escova para aplicar graxa/creme

– Uma escova de dente qualquer

Use a escova para limpar a vira da bota e outros pontos mais difíceis alcançar.

– Um produto para limpar couro

produto para limpar botas de couro

Esse produto é opcional. Eu só uso quando a bota está muito acabada. Estou incluindo no passo a passo para mostrar todo o processo.

Onde Comprar:

Paco Calçados

Novax Limpa Couro Gel

Desculpa pessoal, acabei não encontrando o que usei na internet. Vou completar essa lista com alguns produtos importados muito bons que eu já usei:

Saphir Saddle Soap

Cadillac Leather Cleaner

Angelus Easy Cleaner

– Um creme/óleo/cera hidratante

produto para hidratar bota de couro

Produto para condicionar o couro. É o mais importante. É ele que vai recuperar as propriedades do couro.

Onde Comprar:

Hidratante Hydra Couro

Produtos Importados:

Saphir Renovateur – O melhor condicionador que já usei.

Red Wing Boot Oil (Óleo para alguns tipos de couro mais grossos e oleosos)

Alguns condicionadores, principalmente os cremes, já conseguem dar um pouco de brilho pra bota. Os óleos amaciam mais, impermeabilizam melhor, e escurecem o couro.

– Uma cera ou produto para polir

cera para polir couro

Normalmente eu só uso este tipo de produto em sapatos sociais, mas coloquei na lista para completar o ciclo, do início ao fim. Você usa esse produto para dar brilho na bota e se quiser, recuperar a cor.

Eu gosto de usar a neutra para as minhas botas casuais. Elas dão brilho mas não recuperam a cor. Acho legal porque mantém a patina do couro, mantendo os sinais do tempo.

Eu usei o produto da Kiwi… ela você encontra em qualquer lugar, mas sinceramente, não recomendo. Acho muito sintético, e não gosto de usar essas ceras duras (não as pastosas). Prefiro creme, que resseca menos o couro no longo prazo.

Onde Comprar:

Graxa Incolor Pacco

Creme Couro Lustrável

Mousse para Couro Meltonian (Creme de Polir Neutro)

Importados:

Saphir Pommadier

– Uma flanela ou escova para lustrar a bota

Depois de passar a cera você precisa esfregar para levantar o brilho. Tem umas flanelas tipo luva que são uma opção interessante.

Passo a Passo Para Limpar A Sua Bota

como limpar a sua bota de couro

 

Limpar

Primeiro você deve remover os cadarços e, se for o caso, abrir todas as fivelas da sua bota. Isso é importante para conseguir tirar a sujeira de toda a superfície e no caso do cadarço, para você não passar produto com corante.

Em seguida, pegue a primeira escova e dê uma sacudida na poeira. Se precisar, use a escova de dente pra limpar a vira da bota e os cantos de difícil acesso, como por exemplo entre a língua e o cabedal (se a sua bota tiver a língua costurada). Tirar a poeira e sujeira da bota vai prevenir desgaste prematuro e secagem do couro.

Depois, você pode completar a limpeza com o produto limpa couro. Esses produtos geralmente são fortes então eu recomendo misturar uma pouco em 100 ml de água. O legal é que esses produtos já costumam ter um pouco de condicionador e ajudam a tratar o couro. Eu só uso esses produtos quando quero limpar uma bota em péssimo estado. Normalmente eu pulo direto para a parte do condicionador, que costumo passar uma vez a cada um mês de uso.

Se você resolveu passar o produto limpa couro, espere a bota secar antes de seguir em frente! Aproveita para tomar uma cerveja.

Condicionar

Quando a bota estiver seca use o condicionador (também é chamado de hidratante, loção, etc). Coloque um pouco na bota e esfregue. Vá repetindo até cobrir toda a superfície. Essa etapa preserva a vida do couro da sua bota.

A frequencia de aplicação depende da bota, do couro, e de como você usa. No vídeo eu limpei uma bota feita com um tipo de couro chamado Horween Chromexcel, que já tem muito óleo e cera. Ela aguenta uns três meses de bom uso antes de precisar.

Vá no olhometro!

Se quiser, pode parar por aqui. Normalmente eu paro… Não preciso polir ou dar brilho nas minhas botas. Gosto do couro natural, com seu próprio brilho. Pra finalizar, esfregue com a escova ou uma flanela e deixe secar.

Polir

No vídeo, eu sigo em frente e aplico uma cera de polir. É bem simples. Enrole uma camiseta velha ou pano no dedo, molhe levemente a ponta, e esfregue na cera. Eu gosto de colocar um pouco de água para ajudar a dissolver a cera e também deslizar melhor no couro. Como eu disse na lista de produtos, eu prefiro usar creme. Se for usar o creme, não precisa da água.

Aplique com movimentos circulares em toda a superfície da bota. Ela vai ficar fosca. Espere um pouco e esfregue com uma escova ou com a flanela para aquecer a cera e levantar o brilho. Você pode repetir quantas vezes quiser… esperar um pouco, aplicar mais cera/creme, polir de novo… quanto mais fizer, mais vai brilhar.

Use e Cuide!

E é isso! Cuide bem das suas botas. Uma boa bota é feita com trabalho e cuidado para  você poder aproveitar o produto por muitos e muitos anos. É só seguir esses passos simples que você vai ter a bota ao seu lado por muito tempo!

Curtiu as dicas? Não se esqueça de se inscrever no canal no youtube e confira estes outros posts sobre cuidados com outros tipos de calçados:

Passo a Passo Para Limpar Um Sapato de Couro

Como Limpar A Sua Bota de Camurça

Você também pode gostar