0
Passo a Passo Roupas

11 Marcas de Raw Denim Que Você Precisa Conhecer

Existem muitos detalhes e muitas marcas no mercado de raw denim. A própria natureza do produto atrai pessoas detalhistas, interessadas nos mínimos detalhes. As opções são cercadas por termos técnicos pra saciar este desejo.

Eu procurei clarear algumas informações em duas postagens, sobre raw denim e suas características, mas mesmo assim só arranhei a superfície. Pra dificultar, essa miríade de variações também vale pras marcas. São inúmeras opções, desde as mais tradicionais, até mais modernas, e inclusive algumas tentativas de ganhar dinheiro fácil em cima do nicho.

Na postagem de hoje eu vou listar 11 marcas pra você começar a descobrir as opções. Cada uma tem o seu estilo, seus cortes, e sua imagem. Estão separadas por faixa de preço e são só o pico do iceberg. Espero que gostem, e se a marca que você usa não estiver aqui, deixe a dica no comentário!

Preço Baixo

Apesar de eu achar que calças de raw denim são os melhores jeans, algumas pessoas não se adaptam ao material. As calças dessa lista tem um excelente custo benefício e são perfeitas para quem curtiu a proposta, mas ainda não teve o primeiro contato com o produto.

1. Unbranded – Entre $ 80 e $ 120.

denim unbranded antes e depois

Essa marca discreta tem o melhor custo benefício do mercado, com alças de 14.5 oz e 21 oz em quatro opções de cortes. Foi um dos primeiros raw denim que comprei e tenho até hoje, bem desbotado. Boa porta de entrada para o universo do raw denim.

2. Uniqlo – Aproximadamente $ 50

raw denim uniqlo

Também tenho um jeans da Uniqlo, muito confortável. O segundo melhor custo benefício, na minha opinião.

A Uniqlo é uma fast fashion japonesa especializada em peças básicas e qualidade um pouco acima da média desse tipo de loja. O tecido é bem leve e sem graça, mas o preço é imbatível. A leveza é legal para quem gosta da ideia de ter uma calça “viva”, mas não se adapta ao peso e a rigidez.

3. Levi’s –  Entre $ 50 e $ 148

levis 501 denim shrink to fit

Não dá para falar de jeans sem falar da Levi´s. Quem não está pronto pra entrar de cabeça no universo raw denim consegue encontrar um bom produto na linha normal da Levi´s, a um preço super acessível.

O Original Shrink to Fit Rigid 501, vem na versão normal e na versão feita nos Estados Unidos. Atenção! Os dois são Selvedge e não sanforizados. Siga as instruções na etiqueta grampeada no bolso da calça e escolha o tamanho certo.

Preço Intermediário

Se você já sabe que o quer mesmo é uma calça raw denim pode começar a pesquisar marcas desse nível. São várias opções, a maioria dos jeans fabricados em países como Estados Unidos, Canadá, e Japão.

As marcas começam a usar tecidos feitos especialmente para elas, muitas variações de peso, texturas, combinação de fibras de algodão e também de cores na trama e urdume. Outra vantagem das calças nessa faixa é a variedade de cortes. Você pode pesquisar as várias opções e analisar as medidas para encontrar o melhor corte para você.

Eu escolhi opções com propostas diferentes para mostrar um pouco de tudo.

1. 3Sixteen – $ 220 – $ 265

A 3Sixteen é uma marca dos Estados Unidos. O nome da marca é inspirado pelo provérbio João 3:16. O denim que eles usam é exclusivo, desenvolvido pela Kuroki Mill no Japão. Os patches de couro são feitos pela Tanner Goods, em Portland.

Tem jeans da 3Sixteen sanforizado e não sanforizado (kibata). O tecido é sempre bem suave, com um toque macio. Além do índigo tradicional eles também oferecem outras cores, como por exemplo o Shadow Selvege, onde os fios do urdume são azuis e os da trama pretos. São calças que equilibram o design simples e os detalhes que os fãs de raw denim procuram. Uma boa marca para quem quer uma calça descomplicada que veste bem.

2. Naked & Famous – Aproximadamente $ 150

denim naked famous

A canadense Naked & Famous é uma das marcas acessíveis mais experimentais do mercado.

As calças são feitas no Canadá, com tecidos japoneses e tem denim de vários pesos, incluindo o super pesado Elephant Denim. Também experimentam com fibras diferentes e combinações de cores nos fios.

Os jeans leves e as cores claras são opções bem legais para o verão no Brasil.

3. Japan Blue – Aproximadamente $ 200

denim japan blue gozilla

Japan Blue pertence ao mesmo grupo da marca Momotaro. As duas são conhecidas por combinar técnicas antigas de tintura e produção de denim com cortes modernos e outros detalhes únicos.

Escolhi a Japan Blue para representar as marcas japonesas nessa lista porque ela é moderna, com cortes atuais,  tem uns tecidos muito legais. Nessa faixa de preço é difícil achar um denim mais interessante, como por exemplo a série Monster, pesada e altamente slubby, e o Saphire, que é azul com azul.

Além disso, tem o meu corte favorito no momento, o High Taper, que combina cintura alta, coxa espaçosa, e boca mais estreita.

4. Sugar Cane – Aproximadamente $ 200

denim sugar cane

A Sugar Cane é uma marca japonesa mais antiga, desde 1975. São especializadas em reproduzir peças vintage com muita atenção aos processos de fabricação e materiais.

A maioria das marcas de jeans usam tecidos 100% algodão. A Sugar Cane costuma usar, como o nome diz, uma mescla de algodão e fibras de cana de açucar, que é melhor para o meio ambiente.

Eles começaram como fábrica de tecidos e por isso conseguem fazer denim exclusivo e também cortar os custos. Por isso, os jeans da Sugar Cane são umas das reproduções vintage mais legais, vendidos pela metade do preço de muitas outras marcas do nicho.

Oni – $ 250

denim oni

A Oni é uma marca muito pequena. Pouco se sabe sobre o dono ou a empresa. Não fazem anúncio, quase nunca concedem entrevistas, e as novas coleções são lançadas sem nenhum aviso.

Os tecidos da Oni são de altíssima qualidade e cheios de textura. Reza a lenda que os jeans são feitos por apenas uma pessoa, que opera um único tear e faz todas as calças. Faz parte do mistério…

Preço Alto

Iron Heart – $ 300 – $ 400, dependendo do peso

denim iron heart

Quem fundou a marca foram motociclistas em busca de roupas resistentes. Iron Heart é japonesa e faz jeans pra realmente durar.

Como a maioria das marcas deste estilo, ela presta zero atenção nas tendências da moda. O foco da marca sempre foi fazer a melhor roupa possível, sempre atemporal.

O peso normal do denim que eles usam é 21 oz. Bem mais pesado do que a média de 13-16 oz do mercado. Existem jeans mais pesados no mercado, mas eles perdem em usabilidade. A Iron Heart consegue trabalhar o peso necessário para a durabilidade que precisam sem perder o conforto. Fazem isso escolhendo algodão de fibra longa para tecer um jeans macio.

Pure Blue Japan – $ 300

A Pure Blue Japan é especializada em fazer calças com muita textura. A marca registrada é a folha de indigofera no bolso. É a planta que dá origem ao corante indigo.

Eles utilizam teares de baixa tensão para fazer tecidos irregulares. Por causa dessa característica do tecido a Pure Blue Japan é uma das marcas favoritas de quem quer uma calça que quando usada tenha bastante contraste no desgaste.

 

Samurai – $ 400

Os botões das calças Samurai vem com a frase “all earthly things must fade away”. Frase perfeita, porque a Samurai é talvez a marca favorita do mercado quando o assunto é desbotamento. O processo de tingimento do denim é extremamente especializado.

Jeans da Samurai são difíceis de encontrar fora do Japão. A essência da marca é bem japonesa, desde o nome até a filosofia e o posicionamento comercial. Eles não parecem interessados em vender para o mercado global.

 

Você também pode gostar