0
Pra Usar Review

Review: Alça Slim Nostalgia Cutterman

Alça-Slim-Nostalgia-Cutterman-4

Oi pessoal, beleza? Depois de começar a tirar mais fotos eu resolvi praticar um pouco com umas câmeras analógicas que temos em casa. Uma delas estava com uma alça de couro, já ressecada, mas ainda muito bonita. Foi tiro e queda. Resolvi tirar a alça de nylon que estava na minha câmera e colocar uma de couro.

Procurei bastante e comprei a alça Nostalgia Slim da Cutterman. Tenho essa alça há um ano e fim de semana passado coloquei nessa Canon pra bater umas fotos e contar minha experiência coma o produto. Vamo nessa!

A Cutterman

Cutterman Co é uma empresa 100% brazuca, lá de Curitiba. A especialidade dos caras é produzir artigos de couro e lona.

A ideia por trás da Cutterman não é ser uma super marca, e sim confeccionar produtos que transmitam verdade, com um pouco do eles usam e são.

Saiba mais sobre a marca nessa entrevista aqui para o blog e conheça a loja física neste post.

Alça Slim Nostalgia Coffee

Alça-Slim-Nostalgia-Cutterman2

Estilo e Segurança

A Nostalgia é uma alça slim clássica, ideal para câmeras compactas, vintage, ou rangefinder. Ela é confeccionada em couro e está disponível em duas cores: Coffee e Caramel. A que eu tenho é a Coffee, a marrom escuro.

A alça é muito bonita e esse é o maior diferencial. O design é simples e bonito, perfeito para câmeras analógicas antigas e também para as novas mirrorless que resgatam o visual retrô.

Para um fotógrafo no estúdio a câmera é apenas uma ferramenta. Em viagens ela fica exposta, sempre ao nosso lado. Eu acho legal ter no acessório uma extensão do meu estilo e valores de consumo.

A alça é firme e não demonstra nenhum sinal de desgaste. O material não é tão “bom” quanto o utilizado nas carteiras e nos cintos da Cutterman. É um couro mais fino, mas eu entendo. Dentro da proposta slim e compacta não faz sentido usar couro espesso. Desse jeito ela quase não ocupa espaço dentro da minha Camera Bag. Também ajuda na versatilidade. O melhor é ficar com a câmera pendurada, mas como a alça é flexível você pode enrolar várias vezes na mão se precisar de mais mobilidade.

Alça-Slim-Nostalgia-Cutterman5

O fechamento é por parafusos de metal e achei bastante seguro. Não vejo risco nenhum da câmera cair. Para firmar é só passar a tira pelos anéis de metal da sua câmera (a alça vem com dois protetores de couro) e aparafusar.

O ajuste de altura pode ser feito através de fivelas de metal. Uma das desvantagens do design simples é que esse ajuste não é tão rápido. Você tem que soltar a fivela para ajustar e corre o risco da câmera cair. Existem alças mais práticas nesse ponto, mas só precisei mudar a altura da alça uma ou duas vezes. Depois que você encontra a posição ideal, não deve mexer tanto.

Alça-Slim-Nostalgia-Cutterman3

Conforto

Não tenho experiência com alças mais elaboradas mas um modelo acolchoado deve ser mais confortável. Isso não quer dizer que a alça Nostalgia incomode, pelo contrário. A sensação do couro na pele é bem mais agradável do que o nylon. Por ser fina, ela tem pouca área de contato e não acumula aquele suor desagradável na nuca. Talvez a finura incomode com o peso de câmeras maiores, mas para isso tem a Cutterman Walker.

Gosto de deixar a minha câmera no pescoço. Você só tem que levantar a máquina pra fotografar, mais prático. Também sinto mais segurança por que é (quase) impossível trombar de frente. A única vez que a alça incomodou foi quando resolvi usar na transversal.

A alça quanto está na frente fica parada quando levanto a câmera. Quando ela está de lado você tem que puxar, e aí ela desliza. Começou a incomodar o pescoço depois de puxar algumas vezes.

Alça de Couro para Câmera Fotográfica

Conclusão

A Nostalgia é uma alça slim confeccionada em couro pela Cutterman. Ela é clássica, ideal para câmeras compactas, vintage, ou rangefinder. Bem feita, segura e acima de tudo extremamente bonita.

O nome é perfeito porque o design me transporta para o passado. A Nostalgia remete a épocas de descobertas, quando existiam ainda existiam destinos fora do mapa. Faz homenagem também a era das analógicas, quando não se batia fotos com tanto desprendimento. É legal ter junto da gente um acessório que é uma extensão do nosso estilo. Essa é perfeita pra quem tem um pé no passado e gosta do clássico e do rústico.

Você pode comprar a sua Alça Nostalgia Slim no site da Cutterman ou na loja em São Paulo em duas cores (Coffee e Caramel) por R$ 185,00 cada. Lembrando que na Cutterman a produção, o corte, a colagem, a costura e a montagem são feitos manualmente. Os artesãos controlam a qualidade com extrema atenção e carinho!

Alça Nostalgia Slim Cutterman Para Câmera Fotográfica

Bota Red Wing Moc Toe Camurça Cinza

Você também pode gostar