0
Pra Usar

Mexican Biker Rings

Anel Masculino de Indio estilo Mexican Biker Ring

Os anéis masculinos conhecidos como “Mexican Biker Rings” são eram uma lembrança turística que os homens levavam do México na década de 30. Ele tem o apelido de biker por que eram bastante usados por motociclistas nas décadas de 1940 à 1960. É um anel que vejo sendo vendidos por valores altos em feiras vintage.

História do Mexican Biker Ring

O estilo de anel apareceu no México no final da Revolução Mexicana. O peso mexicano perdeu tanto valor que era mais vantajoso derreter a prata para fazer anéis, que os artesãos conseguiam vender para turistas por muito mais do que o valor da moeda utilizada.

Quando o soco inglês foi proibido os motociclistas americanos tiveram que encontrar uma solução para derrubar o grupo rival com mais facilidade. A ideia apareceu durante passeios regulares para cidades que fazem fronteira com o México. Os motociclistas descobriram enormes anéis de prata com imagens imponentes. Fortes, pesados, e com cara de mal, um par perfeito para a imagem de arruaceira que a subcultura carregava nas costas.

E assim, por volta dos anos 40/50, os bikers voltavam para casa vestindo enormes anéis de prata e latão feitos no México. Solução criativa para um murro reforçado sem entrar na mira da polícia, que não era nada amigável. Soco inglês não podia, mas nenhum policial podia prender um homem só por usar um monte de anéis.

Chosen Few Motorcycle Club

Desde então este tipo de anel é muito procurado por colecionadores e pessoas que curtem a cultura que gira em torno das motos. Imitar a qualidade dos antigos é bem difícil porque a maioria dos autênticos foram feitos artesanalmente em pequenas quantidades. Além do design e acabamento, os originais também vem com uma patina linda cobrindo os metais envelhecidos.

Os temas não são nada surpreendentes. Muitos anéis com cabeça de cacique, guerreiros astecas, âncoras, cavalos, ferraduras, e é claro caveiras. A turquesa também dá as caras de vez em quando, assim como temas de maçonaria, ou então apenas boa ourivesaria antiga. Qualquer coisa que encantasse a cabeça do turista, o eterno amante dos símbolos e do exótico.

Anel Mexican Biker Ring de Ferradura

Foto: Worn Over Time

Anel Mexican Biker RIng Cabeça de Índio

Foto: Imogene + Willie

Anel Mexican Biker RIng Ferradura da Sorte

Foto: Imogene + Willie

Onde Comprar um Anel Biker Estilo Mexican

Se você quer um artigo original, a melhor opção é ficar de olho no Ebay e no Etsy, buscando “Vintage Mexican Biker Ring”. Existem sites de colecionadores e brechós voltados para essa estética que também postam os seus achados, como o Worn-Over-Time. Quem está bem familiarizado com o Instagram, também pode usar hashtags para descobrir usuários de colecionadores, como o manofvintage. Pra achar um original tem que garimpar, mas é mais fácil do que pegar a moto e ir até o México, né não?

Também existem reproduções modernas, que muitas vezes são mais caras do que adquirir um produto original. É difícil encontrar os mesmos detalhes e estética nas opções atuais, mas tenho umas indicações excelentes que chegam perto:

    • Você também pode encontrar versões mais leves, na Liberty Art Brothers, marca brasileira com pegada vintage e western. Estes não tem a mesma brutalidade e espírito de um original mas utilizam muitos dos mesmos temas, são de prata, e são bem mais acessíveis. Os da LAB, principalmente, são mais versáteis para quem não tem um estilo tão agressivo.
    • Outra opção nacional, que descobri através do Instagram do Ricardo da Break Necks, é o Chaser Manufacturing. O trabalho é bem artesanal, feito em São Paulo. Tem aquela cara de feito em casa do it yourself que fica perfeitamente na linha entre o rústico e o amador. O melhor é o preço muito acessível, e você pode escolher o material e também enviar sua encomenda personalizada para algo realmente único.

Anéis Mexican Biker da Finelight Trading Co

Anéis Mexican Biker da Finelight Trading Co

Anéis Liberty Art Brothers

Você também pode gostar

  • Braga Leather - Só Queria Ter UmSó Queria Ter Um
    28/08/2016 at 20:47

    […] ao longo dos anos. A minha favorita é a Long Wallet. Já escrevi aqui sobre os Mexican Biker Rings e essas carteiras bebem da mesma fonte. Quando toda atividade comercial funcionava na base do […]