0
Calçados Passo a Passo

Passo a Passo de Como Limpar um Sapato de Couro

Como limpar um sapato de couro

Um pano ou escova para tirar poeira + aquelas esponjas servem perfeitamente para limpar os sapatos no dia-a-dia, mas de vez em quando separo alguns minutos para um pouco mais de cuidado. O intervalo de tempo entre estas seções maiores vai depender da frequência e intensidade de uso.

Alguns cuidados podem estender a vida útil do seu sapato, mesmo que você goste daquele visual surrado. É tudo bem básico. Na foto estão duas escovas (uma para tirar a sujeira e outra para polir), uma escova de dente velha (para limpar a vira), um hidratante/limpador, um potinho de creme de polir e um potinho de cera.

Recomendo colocar alguma coisa dentro do sapato para deixá-lo mais firme na hora de aplicar os produtos. Pode ser uma forma de madeira, de plástico, ou até mesmo papel amassado. A seguir uma sequência de imagens e um passo a passo para cuidar de sapatos de couro legítimo

Como limpar um sapato de couro

1. Na foto acima o sapato estava bem empoeirado. Primeiro tirei os cadarços e passei uma escova (ou pano húmido) para remover o excesso de sujeira. Uso a escova de dente para alcançar melhor os furinhos e a vira:

Como limpar um sapato de couro 

Como limpar um sapato de couro

2. O sapato ganhou um pouco de brilho porque o calor ativou a cera acumulada. A próxima etapa é hidratar o couro. É uma pele como a nossa, que se ressecada pode rachar. Já é possível notar que ele ficou com uma aparência bem mais macia:

Como limpar um sapato de couro

Como limpar um sapato de couro

3. Espero um pouquinho e passo um creme para polir. Uso um creme preto. Enrolo o dedo em uma camisa velha, pego um pouco de creme e passo no sapato fazendo movimentos circulares. Você pode usar uma escovinha, uma esponja, um algodão, o que for.

OBS: O creme é diferente da cera. Pode-se usar um ou outro na etapa 3. A cera preenche melhor os vincos e arranhados, formando uma camada por cima do couro.  O creme é absorvido e nutre melhor o material (também são hidratantes). Ele disfarça menos os arranhados e deixa o sapato com um brilho mais fosco. Também é possível usar os dois, primeiro o creme e depois a cera.

OBS2: Se você estiver usando creme pode até pular a etapa do hidratante e ir direto para a aplicação logo após tirar a poeira. Quem usar apenas a cera e perceber que o sapato começou a ficar ressecado deve usar um limpador de couro para tirar o acumulo e só depois passar o hidratante e aplicar a nova camada de cera.

Como limpar um sapato de couro

3.1 Depois de passar o creme nos dois sapatos eu deixo ele ele secar por dois ou três minutos e passo a outra escovona para dar a “esquentada” que deixa o sapato mais lustroso. O mesmo pode ser feito com uma flanela. Se ao invés do creme você usar a cera o resultado vai ser mais “brilhante”. É isso aí. Se quiser já pode parar por aqui:

Como limpar um sapato de couro

4. As vezes eu gosto de ir um pouco além para deixar o sapato ainda mais lustroso. Basta esperar um ou dois minutos e passar mais uma camada de cera de uma maneira “especial”, por cima da anterior (seja ela de creme ou de cera).

Eu faço o seguinte: Passo a ponta do dedo (enrolado na camiseta) na cera, molho esta pontinha com na água (deixo a água na tampinha da cera e molho a ponta com só uma gotinha mesmo). Em seguida espalho com movimentos circulares e vou alternando os pés e aplicando gotinhas de água e mais cera conforme observo o resultado. Faço este brilho “espelhado” apenas na ponta ou em regiões que não se deformam enquanto piso, para não “rachar” a camada de cera.

No sapato preto eu uso a cera preta ou neutra. Outra opção interessante é usar a cera azul marinho no sapato preto. É estranho explicar dessa forma, mas a noite o azul escuro fica mais preto do que o preto; e de dia o reflexo do sol causa uma pátina interessante no sapato. É o mesmo princípio dos smokings “midnight blue”.

Esse é um processo mais demorado e podem ser necessárias várias camadas e sensibilidade na aplicação de cera e água até atingir um efeito espelhado:

Como limpar um sapato de couro

Como limpar um sapato de couro

Você também pode gostar

  • Como limpar sapatos de camurça: Cuidando de seus calçados | Só Queria Ter Um /
    03/11/2013 at 21:39

    […] vale a pena dar uma limpada para melhorar a aparência eaumentar avida útil. Aqui eu falei sobre como limpar um sapato de couro liso, e agora vou mostrar como faço com couro camurça. Eu tenho um problema com manchas feitas pelo o […]

  • Nova Loja Online Samo | Só Queria Ter Um /
    03/01/2014 at 14:22

    […] no e-mail do blog para resolver um assunto chato que aconteceu com um texto que escrevi sobre como cuidar de sapatos de couro e me deparei com uma caixa de entrada cheia. Muitos e-mails legais que depois vou compartilhar […]

  • Noga
    17/05/2016 at 13:00

    No caso de botas que possuem diversas nuances de cores como algumas Democrata garage stroke com aqueles desgastes de fábrica eu passaria alguma cera ou hidratante incolor?

  • felipe
    22/07/2016 at 16:08

    Qual a marca da última cera que vc passa para dar esse brilho espelhado?

    • mm
      Lucas Azevedo
      03/08/2016 at 21:23

      Oi Felipe. É uma cera normal, neutra, da Kiwi mesmo. Eu usei ela só na ponta do sapato e demorou um cadinho para ficar assim. Fui passando com água, várias camadas. Tipo o passo que começa mais ou menos aos 2:15 nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yPhqQEdhtxI