0
Passo a Passo Pra Calçar

Você Sabe A Diferença Entre Oxford e Brogue? Conheça cada estilo de sapato com cadarço.

Sabe o que é um oxford? E um sapato brogue? Daqui a pouco vai saber! Esse é um pequeno guia “Só Queria ter Um” sobre os diversos tipos de calçados masculinos com cadarço. Não vou entrar em detalhes de como você pode usar cada um. Vou apenas explicar as características e os nomes de cada modelo em ingles, a língua mais utilizada no mercado. Saber os nomes é mais uma curiosidade útil, principalmente para encontrar um modelo usando buscadores ou filtros em uma loja online.

Sapatos Oxfords/Balmoral:

pluci1

A principal teoria é que os sapatos oxford tem esse nome por causa dos sapatos calçados pelos estudantes da Universidade de Oxford no século XVIII.

O sapato oxford é caracterizado pela a amarração dos cadarços. Ele tem o chamado de “closed lacing”, ou amarração fechada. Os furos são feitos no próprio cabedal do calçado, sem nenhuma aba costurada.

Este tipo de amarração mantém uma só linha no cabedal, tornando o sapato mais limpo e portanto mais formal. Hoje, o Oxford em couro liso é o sapato ideal para quem quer uma opção elegante para usar com terno escuro e gravata em eventos sociais a noite, como por exemplo casamentos.

Oxford Wholecut:

sapato oxford wholecut

Os oxfords wholecuts são sapatos feitos com um pedaço de couro e uma única costura no calcanhar. É trabalhoso fazer um sapato assim então não é um tipo fácil de ser encontrados.

Geralmente, quanto menos detalhes mais formal um sapato é. Seguindo essa linha de pensamento, os Wholecuts são bem austeros e geralmente usados com trajes super formais, como smokings.

Oxford Plain Toe

Sapato Oxford Plain Toe
A frente do sapato oxford plain toe é lisa, sem nenhum detalhe.

Oxford Cap Toe

sapato st crispin oxford cap toe
O oxford cap toe tem biqueira. Repare na listra horizontal na ponta do sapato.

É um sapato simples e conservador, o ideal para o dia-a-dia corporativo.

Sapatos Derby/Blutcher:

No sapato derby os buracos do cadarço ficam uma aba extra, costurada sobre o corpo do sapato. É o chamado de “open lacing”. Se tem aba, é derby, se não tem aba, é oxford.

O derby é menos formal do que o oxford e ficam bem legais até mesmo com calça jeans. Alguns exemplos:

Derby Plain Toe

sapato alden plain toe blutcher
Novamente, o que difere o derby é a forma com que é feito o fechamento do sapato. No derby os cadarços ficam em uma aba levantada do corpo.

Derby Cap Toe

sapato derby cap toe de camurça

Novamente, os cadarços ficam na aba. O cap toe se refere a esta costura horizontal na parte da frente. Este sapato é de couro camurça, que deixa ele ainda mais casual. Esta é outra “regrinha” que determina a formalidade de um sapato, o tipo de material. Quanto mais liso, mais formal.

Derby Norueguês (/Norwegian/Split Toe)

sapato derby split toe

Esse é diferente. Continua sendo um derby por causa da  posição dos cadarços.

O Norueguês, ou Split Toe, tem essa costura vertical no bico do sapato, geralmente acompanhada pela costura em “U” no topo do cabedal, conhecida como “apron”.

Atenção: O termo norueguês pode ser usado também para um tipo de costura da vira e construção do sapato.

Sapatos Brogues

Os brogues são as decorações perfuradas na superfície do sapato. Um brogue pode ser tanto um oxford quanto um derby, ou até um sapato sem cadarços.

A origem, assim como da maioria das coisas no vestuário masculino, é funcional. O costume surgiu no campo, onde os furos eram feitos para facilitar a drenagem da água. Por causa da origem workwear o brogue carrega um espírito casual. Não é bem aceito com ternos formais em países mais tradicionalistas, apesar de ser visto como bem elegante no Brasil. A vantagem dessa casualidade é que, principalmente os brogues derby, ficam legais com roupas despojadas.

Existem diversos desenhos. Os mais comuns são: o brogue completo, o meio brogue, e o um quarto de brogue. O brogue completo, ou “full brogue”, é também chamado de “Wingtip” por que o desenho na ponta do sapato lembra o formato das asas de um pássaro levantando voô.

Wingtips/Full Brogue

Esse sapato é caracterizados pela biqueira pontuda em formato da letra W, com extensões (asas) que se estendem pela lateral do sapato. A ponta é perfurada e o contorno de todas as costuras também. Reparem nesta foto e na próxima foto que a amarração do sapato da esquerda faz dele um oxford, e o da direita um derby. Veja como só de ter amarração aberta, com aba, o sapato fica com um ar mais casual.

Longwing

Quando o desenho w, ou as asas, dão a volta no sapato ao invés de descer pela lateral o brogue ganha o apelido de “Longwing”, ou asa longa.

Austerity Brogue

austerity brogue

Um brogue com apenas a faixa em W na biqueira, sem furos. Nicholas Antongiavanni disse em seu livro, The Suit, que eles foram uma solução que os sapateiros criaram durante a Segunda Guerra Mundial, quando o couro foi racionado na Inglaterra.

Half Brogue e Quarter Brogue

A definição varia, mas geralmente um “meio/semi brogue” tem as perfurações na ponta mas ao invés da asa, tem um cap toe. Um quarto de brogue é quando o sapato não tem nenhuma perfuração na ponta, apenas um “cap toe” com perfurações.

Alguns exemplos:

  1. Oxford com meio brogue: apenas o medalhão e o cap toe perfurado. Acho esse tipo de sapato bem old school.

sapato alden brogue

2. Oxford com 1/4 Brogue: O brogue é apenas a perfuração no cap toe.

sapato oxford quarter brogue

3. Derby Meio Brogue: Sem o desenho em w, só as perfurações ao longo do cap toe e na ponta. Esse é um derby, não um oxford, porque a amarração é aberta (tem as abas):

sapato derby oxford

Sapato “Espectador” (Spectator Shoe)

sapato spectator

É um brogue com variações de cores. Estilo bem casual popularizado na era do jazz.

Sapato “Saddle”

sapato saddle shoes

Preciso pesquisar a origem do nome “saddle shoes”. Imagino que é porque a diferença de cores lembra um pouco uma sela de cavalo. Pode ser um oxford ou não, depende do cadarço. Reparem que este ainda tem os furos brogue.

Recapitulando os Tipos de Sapato Com Cadarço

Os dois principais modelos de sapato de amarrar são o Oxford e o Derby, diferenciados pelo sistema de amarração dos cadarços. Cap toe e plain toe são alguns dos adjetivos que descrevem detalhes dos sapatos oxford e derby.

Entre estes detalhes estão o brogue, furos decorativos no sapato. O wingtip, ou full brogue, é o mais completo. Quanto mais furos, mais casual o sapato fica. Outro detalhe interessante com pegada retrô é a variação de cores nos spectator saddle shoes. Todos estes detalhes deixam o sapato mais casual, seguindo a regra geral de que quanto mais limpo é o cabedal do sapato, mais formal ele é.

Todos estes estilos de sapato são bem tradicionais, com histórias ricas. Alguns não tem mais a mesma conotação que tinham antigamente, podendo ser mais ou menos comuns nos dias de hoje. Cada um tem seu grau de formalidade, que leva em consideração vários detalhes como o sistema de amarração, a cor, o tipo de couro ou material, quantidade de brogue e até mesmo o tipo de sola e vira.

O ditado diz que antes de quebrar as regras você precisa conhece-la. Saber a quantidade de opções de estilo disponíveis também ajuda você a montar o seu estilo com elegância, e as possibilidades são muitas.

Em breve farei postagens sobre como usar cada tipo de sapato masculino e quais são adequados para cada situação. Curta a página do blog no Facebook para ficar ligado em todas as novidades e deixe o seu comentário com dúvidas, perguntas e sugestões.

Você também pode gostar

  • Augustuzs Neto
    24/08/2012 at 11:02

    Bom post e prova cabal do porquê do teu blog valer a pena. :)))

  • Lucas
    24/08/2012 at 11:43

    Obrigado Autustuzs. Em breve termino a parte II, com sapatos de enfiar o pé.

  • RM Williams | Só Queria Ter Um /
    21/06/2013 at 10:30

    […] da RM Williams um pássaro raro e bastante especial é que elas são Chelsea boots feitas da forma wholecut (feitas com apenas um pedaço de couro). É por causa deste detalhe que as RM Williams são tão […]

  • Perguntas: Sola de couro ou de borracha, brogues e solas duplas? | Só Queria Ter Um /
    25/06/2013 at 13:50

    […] diferentes tipos de brogues feitos em diferentes formatos de sapato. Além da cor, quanto mais refinada for a forma, quanto […]

  • Jorge Quijano
    04/07/2013 at 16:37

    Parabéns……..!
    Uma aula de calçado clássico masculino.

  • Bota Alden Shell Cordovan Wingtip Boots | Só Queria Ter Um /
    30/06/2014 at 20:56

    […] do tipo oxfords, derbys, loafers, chukkas, e botas. Entre os mais populares estão os Longwings (um tipo de wingtip brogue), o Tassel loafer (foram eles que inventaram esses loafers com pendurucalhos) e é claro, a famosa […]

  • Bota Alden Shell Cordovan Wingtip Boots -
    08/08/2014 at 00:14

    […] do tipo oxfords, derbys, loafers, chukkas, e botas. Entre os mais populares estão os Longwings (um tipo de wingtip brogue), o Tassel loafer (foram eles que inventaram esses loafers com pendurucalhos) e é claro, a famosa […]